domingo, 1 de abril de 2012

A pintura mediúnica de Jacques no INTERMÉDIUM

O INTERMÉDIUM 2012 abre, pela primeira vez, o espaço para a arte mediúnica. Desde que foi concebido, essa proposta estava inclusa na ideia do fórum aguardando apenas o momento certo de realizá-la.

Para iniciar essa etapa, convidamos o médium de pictografia José Jacques de Andrade, de 67 anos. Natural de Penedo/Alagoas, Jacques é surdo de nascença tendo hoje a capacidade de falar e de se comunicar, mesmo com certa dificuldade. Segundo o próprio, ele escuta com "os ouvidos da alma". Filho de pais humildes teve uma infância sofrida e com dificuldades.
 

Jacques começou "a pintar" aos 3 anos de idade. Ele lembra que estava brincando na rua quando, com o dedo, começou a fazer desenhos seguidos do perfil de Jesus na areia molhada. Algumas pessoas começaram a prestar a atenção ao que ele fazia e daqui a pouco estava a confusão formada, com dezenas de curiosos no seu entorno acompanhando a sua obra e comentando como uma criança podia estar fazendo aquilo. Sua mãe, ao ouvir o barulho, foi verificar o que acontecia e ao perceber que era o seu filho alvo de toda aquela comoção pegou-o e o levou para casa.
Jacques foi encaminhado, anos mais tarde, para estudar na Escola de Belas Artes de Penedo mas, como ele mesmo diz, não gostava de desenhar em preto e branco. Ele só descobriria anos depois que o motivo de frequentar as aulas era para auxiliar futuramente no trabalho que desenvolveria com os espíritos.
Aos 23 anos, José Jacques veio para o Recife em busca de trabalho e aos 25 entrou pela primeira vez num centro espírita: a Fraternidade Lar de Jesus, no bairro da Madalena. De lá para cá, além de dedicar-se ao estudo da Doutrina Espírita, ele desenvolve o trabalho de pintura mediúnica (também conhecida como pictografia) e de assistência espiritual e material.
É na Sala de Arte Mediúnica Leonardo Da Vinci, no bairro de Campo Grande, no Recife, que ele desenvolve suas atividades. Sob a coordenação espiritual do pintor italiano Leonardo Da Vinci, Jacques usa da pintura para falar de amor e caridade e dos princípios de imortalidade de Jesus Cristo. Utilizando-o como instrumento estão diversos pintores desencarnados como os espanhóis Miró e Juan Gris, o italiano Botticelli e o francês Paul Signac. Todos sob a coordenação de Da Vinci.
No domingo à tarde, no INTERMÉDIUM, Jacques vai apresentar um pouco dessa parceria com a espiritualidade trabalhando em parceria com diversos mestres da arte, em momento de pintura mediúnica e quem sabe, como ele mesmo diz, também de música mediúnica.
Você é nosso convidado para conhecer o belíssimo trabalho desse médium que, mesmo com limitações impostas pela matéria, mostra que a verdadeira arte vem do espírito imortal.

Fotos: Alexandra Torres e Rosália Figueirêdo

 


 




4 comentários:

Circe disse...

Por favor, é possível fornecer o endereço da ala de Arte Mediúnica Leonardo Da Vinci?

Grata

Grupo Esperança - GESPE disse...

Cara,
infelizmente não temos o endereço de lá. Sabemos que fica apenas em Sítio Novo, Olinda.

Unknown disse...

Conlheço pessoalmente Jaques alem de ser un grande mediun anun grande coracao....sou muito feliz pela reportagem e todas as vezes que vou em Recife nao posso deixar de visitalo....

Unknown disse...

conlheço Jacques pessoalmente e è un grande medium e grande como pessoa.... o endereco e rua Maria Augusta,210/D campo Grande,cep52040-390..... nao deixo de visita-lo sempre que vou no brasil.....